domingo, 21 de setembro de 2014

CRIANDO A MUDANÇA JUNTOS

Todos têm ideias e projetos para um Brasil melhor. Mas, apesar da boa vontade, 99,9% delas são perdidas por falta de capacidade organizacional e isolamento social. Falta engajamento social mas, principalmente, uma estrutura de integração para realizar tais projetos.

Por isso, me inspirando das redes sociais, eu, Meire Yamaguchi, concebi a ideia de uma rede social na internet para criação de PROJETOS SOCIAIS. Feito pela população, para a população e baseado no VOLUNTARIADO.

Um site não de reclamações ou acusações, mas de REALIZAÇÕES! 

A ideia principal é reunir a população em torno de projetos sociais sustentáveis e colocar à disponibilidade um instrumento de integração entre ela e o governo. 

Como explicado na área de "Perfil do Participante", a população mais visada são os JOVENS e os APOSENTADOS, sendo um instrumento de integração social e intergeneracional. 

As pessoas e as comunidades vão poder 

colocar em uma seção do site suas necessidades.


Uma pessoa, um grupo voluntário ou mesmo um funcionário público toma um projeto em mãos e o gerencia utilizando os recursos do site.

Em outra seção, as pessoas que não têm projeto mas que queiram participar podem colocar seu perfil  (campos de interesses, localidade e buscar quais projetos estejam interessados em participar.) Os dados serão cruzados para permitir a interação dos participantes.

O governo também pode ter uma seção com seus próprios projetos organizados por região.

Coloca-se na rede as questões que surgem e que ninguém do grupo sabe a resposta e pessoas de fora podem colaborar respondendo (como nos grupos Yahoo!). Possibilidade de votação nas melhores soluções, em todos os níveis de discussão.
(Por exemplo: alguém sabe quais leis se aplicam à utilização de cozinha comunitária, que tipo de licença é necessário para criar um evento em um parque, necessitamos de um plano arquitetural para uma casa popular…)


Datas deverão ser fixadas para a realização do projeto para que se concretizem. Deve haver engajamento dos participantes. 


A partir de um ponto-chave pré-determinado do projeto, começa-se a buscar o financiamento, seja por partenariado com a indústria, comunidade ou governo através do sistema de Crowfunding - financiamento coletivo via internet.

Todos os projetos se tornam de domínio público e podem ser consultados para criação de projetos futuros.


O site vai acompanhar o processo do início ao fim e ao final cada um terá uma página definitiva independente. 

Deverá ser criado um sistema de supervisionamento coletivo para garantir a transparência dos projetos durante a criação e depois das suas implantações pelos interessados.


Todo o trabalho é voluntário e sem fins lucrativos. Os ganhos financeiros deverão ser somente na criação de emprego, reinvestidos no próprio projeto ou outros projetos sociais. Caso exista a criação de empresas, estas devem ser em sistema de cooperativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário